Tags

Nossa terceira aula do Módulo de Biblioteca foi feita na Biblioteca Publica do Paraná.

Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já passou por treze sedes. Desde 1954, está localizada no Centro de Curitiba, em um prédio histórico de 8,5 mil metros quadrados, tombado pelo Patrimônio Cultural.

A BPP possui um acervo de cerca de 600 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais de multimídia. Recebe cerca de 3 mil pessoas e realiza 1,5 mil empréstimos diariamente. Oferece atendimento especial às crianças e aos deficientes visuais.

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, a BPP também conta com uma programação cultural composta por exibição de filmes, exposições de artes, encontros semanais dedicados à poesia, contação de histórias, oficinas de criação literária e bate-papos mensais com escritores de literatura adulta e infanto-juvenil.

Conforme estipulado pela professora, que avisou que estaria presente a partir das 08:30 h., no horário marcado estava lá, onde pensava tirar algumas dúvidas sobre alguns pontos de um dos relatórios que teremos que entregar esse mês.

Às 09:15 h., com a chegada de professora, pude esclarecer algumas dúvidas e formular outras novas.

Às 09:30 h. nos dirigimos para o Bibliotour.

Passeio pela Biblioteca com o intuito de apresentar aos usuários todos os setores da BPP, como, por exemplo, a Divisão de Preservação e a Seção Braille, que realizam trabalhos que poucos leitores conhecem.

Com acompanhamento de um funcionário da instituição, as visitas são sempre agendadas previamente. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3221-4978.

Fomos levados direto para o Auditório, e lá, nos foi feita toda a apresentação da apresentação sobre a Biblioteca Pública do Paraná.

Essa apresentação foi seguida pela apresentação de uma outra funcionária que nos passou noções de como devemos nos comportar diante de um deficiente visual.

A apresentação terminou com uma apresentação da Hora do Conto.

Hora do Conto consiste na “Contação de Histórias” de forma alegre e agradável, afim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas como fantoches e sombras.

As sessões da “Hora do Conto” acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 11h e às 15h; aos sábados, às 11h. Gratuito.

Conseguimos ainda uma rápida apresentação dos funcionários da Sessão de Multimeios, onde entramos em contato com Discos, Compactos, LP’s, Fitas VHS, Fitas Cassete, Dvd’s e CD’s.

Assim nos despedimos, e confesso que muito decepcionado, de nossa “visita” à Biblioteca Pública do Paraná.